quinta-feira, 17 de julho de 2014

O vinho em Game of Thrones


É fã da série “Game of Thrones”? Então, descubra o que esse estrondoso sucesso da TV americana tem a ver com o mundo do vinho!


Um fenômeno estrondoso! Essa é, possivelmente, a melhor forma para se referir à série Game of Thrones, da HBO. Segundo a emissora, nada menos que 14,4 milhões de pessoas é a média de audiência de cada episódio.

Adaptada da saga literária “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do americano George R. R. Martin, com cinco livros publicados, e dois a publicar, a série deve seu sucesso a vários aspectos que a enriquecem. Começando pelo tema fantasia medieval, passando pela trama com intrigas complexas, personagens moralmente ambíguos, cenários e objetos, chegando às cenas chocantes e à imprevisibilidade, que pode fazer com que qualquer protagonista não escape dos piores horrores ou mesmo da morte.

Nesse universo criado por Martin, além das batalhas, da magia e das intrigas, o dia a dia dos personagens nos traz um vasto repertório culinário e de bebidas cotidianas. Entre elas, o vinho, companhia inseparável de personagens como Tyrion Lannister.

O continente de Westeros, formado pelos sete reinos, parece ter na ilha chamada “A Árvore”, que pertence a região de “Campina”, o berço dos seus melhores vinhos. O brasão da casa Redwyne, nobres que comandam a ilha, traz ao centro um cacho de uvas tintas. Outro grande fornecedor de vinhos para os “Sete Reinos” é Dorne, reino situado no extremo sul de Westeros.

Porém, possivelmente o vinho mais comentado da série aqui na internet, seja o lendário “vinho quente do Velho Urso”, citado no segundo livro da série (A Fúria dos Reis), pois inúmeras receitas deste suposto néctar surgiram.  Para quem é fã da série ou ficou curioso para degustar essa bebida, nossos sommeliers ensinam como preparar. Dá uma olhada!


Vinho quente do Velho Urso

Ingredientes:

1 garrafa de vinho tinto seco;
½ xícara de chá de mel;
1 colher de sobremesa de canela;
1 colher de sobremesa de gengibre;
1 colher de sobremesa de cardamomo;
1 colher de sobremesa de cravo da índia;
Uma pitada generosa de noz moscada em pó;
Um punhado de frutas secas picadas, como cerejas, uvas ou ameixas;
Um punhado de nozes fatiadas.


Modo de Preparo:

- Aqueça o vinho e dissolva nele o mel.

- Retire do fogo ao iniciar a fervura e adicione as especiarias, frutas e nozes, mexa por alguns minutos.

- Aguarde um minuto para que as partículas maiores assentem no fundo e sirva utilizando uma concha.


FONTE: http://www.sommelierwine.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário