quarta-feira, 9 de abril de 2014

Copos para Vinho


O vinho é melhor apreciado quando bebido num copo adequado. Todos eles deverão ser leves, de pé alto, vidro fino, sem desenhos e uma boca estreita para afunilar os aromas. Só assim se poderá retirar o melhor partido do néctar de Baco.


Hoje em dia existem copos para vários tipos de vinho. Consulte alguns folhetos, investigue quais as melhores marcas do mercado, compare os preços e o design e escolha aquele que mais se adequa ao seu bolso e ao seu gosto.

Geralmente os copos de vinho tinto são maiores que os de branco porque os aromas do tinto são mais concentrados e, por essa razão, necessitam de mais espaço/oxigénio para abrir. No entanto, hoje em dia produzem-se brancos de grande qualidade, encorpados, untuosos, com um perfil aromático intenso e não existe nenhuma razão para que não se possam bebê-los num copo maior, geralmente reservados para os tintos. É tudo uma questão de gosto!

Relativamente aos copos de champanhe: esqueça definitivamente as taças que tem guardadas no armário em casa. As flutes são os copos mais indicados para se beber champanhe porque não deixam fugir os aromas, como acontece com a taça. Estes copos permitem, também, uma melhor apreciação da persistência e da dimensão da pérola, características que fazem dos champanhes e dos espumantes uma bebida única.

Os copos mais indicados para o exercício de prova são os da INAO, (oficializados pelo Institut National de Appelation d’Origine), muito utilizados pelos profissionais do vinho. São copos pequenos e práticos e servem apenas para provar, não para beber.

Finalmente, os copos de vinho do Porto. O arquitecto Siza Vieira foi convidado para desenhar os copos oficiais, que são práticos e pequenos (as quantidades de vinho do Porto devem ser servidas moderadamente devido à sua riqueza aromática e alcoólica). O seu formato é muito semelhante ao copo de prova, embora o pé seja quadrangular, com um pequeno corte de lado (para se poder segurar melhor o copo) e uma base também ela quadrangular (o que permite um melhor acento para o dedo polegar).


Fonte: http://mariajoaodealmeida.clix.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário