quarta-feira, 16 de abril de 2014

Casta: Moscatel Galego Roxo

Esta é uma variante rara e de cor tinta da casta Moscatel Galego branco que existe em pequena quantidade na Península de Setúbal. Em quase tudo é semelhante à Moscatel, à excepção dos cachos pequenos e compactos, bagos redondos e de tom rosado, sendo a falta de pigmento a razão pela qual não se utiliza normalmente na produção de vinhos tintos com distinção. 

O Moscatel Galego Roxo pertence à classe de castas primárias, pelo que o seu contributo é determinante no aroma e paladar do vinho. A uva tem uma doçura característica, razão pela qual é frequentemente atacada por pássaros e os seus vinhos são geralmente bastante doces. O produto final é bastante aromático, com notas florais e frutadas, a lembrar rosas e figos, a par da persistência de sabor. Os vinhos de Moscatel Galego Roxo têm igualmente diferenças ao nível do envelhecimento, assumindo um estilo  elegante, floral e fresco. 

Tal como a Moscatel Galego branco, esta casta foi difundida por toda a Europa pelos fenícios, gregos e romanos, com especial incidência em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Grécia.


Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário