terça-feira, 11 de março de 2014

Pesquisa mostra que vinho tinto pode proteger contra diabetes tipo 2


Cientistas descobriram que componentes encontrados no vinho tinto, nas frutas e nos legumes, podem servir de proteção contra diabetes tipo 2, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares


De acordo com pesquisas feitas por cientistas da University of East Anglia e do Kings College London, comer alimentos ricos em flavonoide e antocianina, componentes encontrados em chás, chocolates e vinhos tintos, pode oferecer proteção contra diabetes tipo 2. Para chegar a essa conclusão, duas mil mulheres saudáveis foram convidadas para preencher um questionário alimentar para estimar a quantidade total de flavonoide consumido a partir da ingestão de ervas e legumes.

No caso, foi analisada a quantidade de flavonoide no organismo após a ingestão de salsa, tomilho e aipo, além da quantidade de antocianina, componentes encontrados em frutas vermelhas, vinho tinto e em outras frutas e legumes. “Nós descobrimos que quem consumia muita antocianina e flavonoide apresentavam menor resistência à insulina”, afirmou a professora Aedin Cassidy, da UEA’s Norwich Medical School e líder das pesquisas.

De acordo com resultados publicados no Journal of Nutrition, foram encontrados, nesses mesmos alimentos, componentes capazes de diminuir a inflamação que, quando crônica, está associada com diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer. “A alta resistência à insulina está relacionada com diabetes tipo 2, então o que estamos vendo é que as pessoas que comem alimentos que são ricos em flavonoide e antocianina como frutas vermelhas, ervas e vinho tinto são menos propensos a desenvolver a doença”, afirma Aedin.


Fonte: http://revistaadega.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário