quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O que é uma quinta?


Nas nossas aventuras pelo mundo do vinho encontramos muitas expressões diferentes que, no fim, podem ter o mesmo significado. E é comum vermos isso nas nomenclaturas utilizadas em países, ou até mesmo as regiões, para se referirem às suas propriedades vinícolas, cada uma com sua história, tradições e conceitos.

Em Borgonha, na França, por exemplo, as propriedades que produzem vinho são conhecidas como “Domaine”. Já em Bordeaux, no mesmo país, passam a ser chamadas de “Château”. No Novo Mundo, como no Chile, são “Viñas” ou também “Bodega”, como são conhecidas na Argentina.

E Quinta, de forma geral, é como os portugueses chamam suas propriedades rurais, normalmente apresentando uma habitação no terreno. Na linguagem de Baco, são vinhedos ou propriedades vinícolas, assim chamadas nas principais regiões portuguesas. Conheça algumas dessas Quintas e seus famosos vinhos!

Quinta do Crasto
Situada em uma região privilegiada do Douro, é uma vinícola familiar e centenária. Nos últimos anos investiu em tecnologia e modernização para melhorar ainda mais a qualidade de seus vinhos. A vinícola é renomada e muitos dos seus rótulos são premiados.

Quinta da Aveleda
Essa Quinta elabora os vinhos verdes mais vendidos de Portugal. Seu principal rótulo é o Casal Garcia, uma marca muito conhecida no Brasil. Tradicional, a Quinta da Aveleda soma mais de um século de experiência na produção de vinhos.

Companhia das Quintas
Uma das mais importantes produtoras de vinhos de Portugal, representa a diversidade vitivinícola do país com suas quintas nas principais regiões vinícolas portuguesas. Conheça algumas das principais: 

Quinta de Pancas
Localizada na região vinícola de Lisboa. Essa Quinta tem mais de 500 anos de história e muita tradição na produção de vinhos de qualidade.

Quinta da Fronteira
Inserida no Parque Natural do Douro e separada da Espanha pelo rio que dá nome a região, representa a tradição centenária da viticultura duriense.

Quinta da Romeira
Situada em Bucelas, tem a mais extensa área de vinha contínua da uva arinto, fazendo da Companhia das Quintas a maior produtora de vinhos da região.


Fonte: http://www.sommelierwine.com.br (Por Sommelière Wine Natália Pieta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário