quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Como limpar um decanter


Um objeto com formas imponentes utilizado para separar sedimentos de vinhos mais velhos ou sem filtração e também para respirar (oxigenar) os vinhos mais duros, aqueles que tem a sensação de adstringência causada pelos taninos e que ainda estão fechados nos aromas.

Mas depois de utilizar um decanter devemos tomar algumas precauções para limpá-lo, pois devido aos diferentes formatos não é algo simples de ser feito. O uso de detergentes e sabonetes, por exemplo, não é uma boa opção porque eles podem deixar resíduos no fundo do recipiente e será muito complicado retirá-los de lá.

Uma das melhores opções para limpar este acessório é enxaguá-lo com bastante água. E, se os resíduos de vinho não saírem, use uma mistura de gelo picado e sal grosso, que não deixará aromas impróprios.

Outra alternativa é colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do decanter e cobri-lo com água quente (sem fervura). Ao agitar o utensílio, os sedimentos vão se desfazendo e, para finalizar, basta enxaguar com bastante água.

Para secá-lo, vale investir em um pé apropriado que o manterá com o gargalo para baixo, evitando que a mineralidade da água manche o fundo e as paredes do objeto. Depois de seco, guarde-o com uma folha de papel toalha ou plástico filme no bocal para impedir a entrada de poeira.

Pronto, com essas dicas fica fácil e prático fazer a higienização correta do seu decanter! E para quem ainda não tem um, vale a pena conferir os modelos abaixo:


Decanter 750ml (Classico) - O decanter auxilia na sedimentação de borras de vinhos mais velhos como também na oxigenação de vinhos mais duros ou muito jovens, este modelo é um clássico e bastante conhecido pelas suas linhas simples.







Decantador(Pure) – Schott 750ml -  Com uma proposta de linhas simples e puras, este decanter possui também resistência para choques. Com medidas para servir meia garrafa, é prático para decantar vinhos mais envelhecidos com sedimentos.







Fonte: http://www.sommelierwine.com.br (Por  Sommelier Wine Renato Pujol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário