sábado, 2 de novembro de 2013

Quanto tempo você pode conservar o Vinho aberto?


Quanto tempo manter os vinhos depois de aberto?

Normalmente, não mais do que uma noite em nossa casa, o objetivo para aqueles que são bebedores menos entusiastas, isso depende do tipo de vinho.


Vinhos Brancos
A resposta é altamente subjetivas, mas, geralmente, os vinhos brancos secos têm a vida mais curta, depois de aberto. Acho que eles perdem seu caráter, mesmo depois de um ou dois dias, especialmente mais feitos de modo mais barato. Os vinhos brancos com boa acidez e muito do caráter da Borgonha são uma exceção, já que estes são muitas vezes armazenados em barrica bem. A acidez é um dos principais conservantes de vinho, enquanto ele está em equilíbrio com outros elementos, tais como fruta, tanino e álcool.


Vinhos Tintos
Para os vinhos tintos, eu acho que a maioria começar a cair depois de dois dias, embora, novamente, depende de quão bem o vinho foi feito. Sempre há exceções.

Os vinhos tintos tendem a ter mais taninos do que os vinhos brancos, pois as cascas da uva são deixados em contato com o suco que fermenta, que confere tanto taninos e pigmentos para o vinho, sendo que ambos atuam como conservantes. Tintos são muitas vezes envelhecido em barris de carvalho com mais freqüência que os brancos, que confere ainda mais tanino do vinho.


Vinhos doces
Vinhos doces e fortificados, como icewine, portos e Sherry, têm uma vida mais longa devido à sua maior doçura e / ou álcool, os quais atuam como um conservante. Eu ainda gosto mais icewines abertos após três a quatro dias; portos de uma semana a quatro anos, dependendo da sua qualidade.


Como manter o vinho aberto por mais tempo
Você pode estender a vida de qualquer vinho aberto, dando-lhe alguns esguichos de nitrogênio líquido, uma lata de spray vendido em muitas bebidas e lojas de acessórios de vinho.

Outro truque é derramar o vinho restante em uma garrafa menor vazia limpo e tampa-la. Isso também reduz a quantidade de oxigênio que pode afetar o vinho.

Mantendo o seu vinho na geladeira, mesmo os tintos, retarda o processo de oxidação. Você só precisa tirar os seus vinhos tintos da geladeira por 20 minutos antes de servir.

Alguns bebedores não se importam um vinho que ainda é de 60-80% que em termos de seu caráter, outros querem a plena expressão ou nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário