sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como servir o vinho?


Você já teve dificuldades para abrir o vinho naquele momento mais esperado do jantar? O vinho branco estava quente, o tinto gelado demais e a rolha acabou quebrando no gargalo? Um perfeito desastre…! Para evitar esses constrangimentos, vamos dar hoje algumas dicas iniciais para um bom serviço de vinho.

1. A Adega é o local correto para o armazenamento do vinho, mas não para adequá-lo à temperatura ideal para o serviço. É preciso examinar todo vinho que sai da adega, para se ter certeza de que está na temperatura correta.

2.  E a temperatura correta? Muitas pessoas acabam confundindo a temperatura ambiente do vinho com a temperatura do ambiente em que estão. Quando o clima está quente demais, é ideal que o vinho seja servido resfriado para que atinja a temperatura ideal; isso e válido mesmo para os tintos. Em dias muito frios, é boa idéia deixar o vinho em um local mais quente, para que alcance a temperatura correta. Abaixo segue uma listinha que pode ajudar a identificar essas temperaturas:

- Brancos leves e espumantes ligeiros: 7°C

- Brancos amadeirados, envelhecidos ou Champagne NV: 9°C

- Rosados: 10°C

- Late Harvest, jovens e ligeiros: 10°C

- Grandes Champagnes e brancos maduros envelhecidos: 12°C

- Brancos fortificados, secos ou doces: 12°C

- Tintos leves, sem madeira e jovens: 14°C

- Porto e fortificados em geral, tintos: 15°C

- Tintos encorpados ou envelhecidos: 16°C

- Porto Vintage: 16°C

 3. Para abrir a garrafa, o primeiro passo é higienizá-la, já que ela esteve exposta a um ambiente que não é limpo. Se for usar um saca-rolhas, evite o tipo borboleta, que exige mais esforço. O mais adequado é o tipo bastão, com espiral de pelo menos cinco voltas e revestimento anti-aderente, que pode eliminar o barulho se a rolha estiver seca.

Balde: Como somente o gargalo da garrafa deve ficar para fora, evite baldes pequenos, a não ser que seja uma garrafa menor. Se o tinto estiver quente, coloque-o no balde com água e algumas pedras de gelo, e em poucos minutos ele estará na temperatura correta. Já o vinho branco deve ser colocado dentro do balde, cheio de gelo e depois completo com água. 20 minutos são necessários.

Depois da temperatura correta, basta um pano limpo para a limpeza do gargalo e um pires para depositar a rolha.

Gostaram das dicas? No próximo post traremos os passos finais para um serviço ideal. Confiram  e deixem também outras dicas que possam ser úteis para essas ocasiões especiais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário