quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dicas para gelar o vinho antes de servir


Sempre que o vinho servido for branco ou espumante, tenha em mãos um balde grande ou uma vasilha que comporte uma ou duas garrafas, gelo e água em abundância. O vinho deve estar quase completamente imerso na solução. Para isso, coloque primeiro a garrafa, depois o gelo e a água. Se o gelo for colocado primeiro, dependendo do formato do balde, o vinho vai ficar para fora, gelando apenas uma pequena parte da bebida. Esse método é inadequado, porque gela apenas o fundo.

Uma dica muito importante: não é necessário adicionar álcool ou sal para a bebida resfriar mais rápido, apenas deixe a garrafa imersa por mais ou menos 15 minutos. O álcool e o sal sujam a garrafa, deixam um aroma desagradável no ambiente e podem contaminar a taça ou o gargalo da garrafa, o que pode passar um sabor estranho ao vinho.

Já com o vinho na taça, uma solução para conservá-lo por mais tempo gelado é congelar bagos de uvas no freezer e colocar junto com a bebida no momento de servir. É importante ressaltar que os bagos devem estar intactos. Além de ajudar a manter a temperatura do vinho, o copo fica mais bonito e divertido.


Fonte: http://www.sommelierwine.com.br (por Sommelière Wine Khátia Martins )

Nenhum comentário:

Postar um comentário