sábado, 26 de outubro de 2013

Como Decantar Vinhos: 5 Passos Simples


Como decantar um vinho?

Decantação de vinho significa simplesmente coloca-lo a partir de sua garrafa em algum outro recipiente: uma garrafa, um decantador, mesmo um jarro de água. Aqui estão 5 passos fáceis para decantar o vinho:
  1. Para decantar uma garrafa com sedimentos, primeiro deixe em pé por cerca de um dia para acomodar os sedimentos no fundo. Quando estiver pronto, verifique se a garrafa eo boca da garrafa estão limpos.
  2. Para o processo de deramar o vinho dentro do decanter, coloque uma lanterna em cima da mesa para que que brilhe para cima, ela dá uma luz mais forte do que a clássica vela acesa. Coloque a garrafa de lado e despeje o vinho, de modo que a luz brilhe através do gargalo da garrafa. Isto permitirá que você veja quando o sedimento está se aproximando.
  3. Descarte o sedimento na garrafa.
  4. Deixe os vinhos mais jovens no decanter por cerca de uma ou duas horas, e os vinhos mais velhos em qualquer lugar de 15 minutos a meia hora.
  5. Prove o vinho periodicamente para ver como ela está se abrindo. Se você decidir que o vinho atingiu o pico, mas os convidados acham que ainda não, coloque um pano sobre a parte superior da garrafa para diminuir a aeração.


Por que decantar o vinho?

Vinhos são decantados para se livrar de sedimentos, a matéria orgânica que se precipita naturalmente do vinho à medida que amadurece. Os vinhos que lançam o mais sedimentos são maduros, vinhos tintos encorpados e Porto Vintage.

A segunda razão para decantar é deixar o vinho respirar de modo que ajude a aquecer um vinho que esteja muito frio, suavizar os taninos agressivos e abrir seus aromas.

Isto é especialmente verdade para os tintos áspero-e-não-prontos, particularmente os jovens, e aqueles encorpados: Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Brunello, barolo, bordeaux, rioja, shiraz, syrah e vinhos Rhône Norte.


Alguns vinhos não devem ser decantados?

Mesmo decantadores radicais admitem que alguns vinhos simplesmente não são feitos para arear. Vinhos tintos delicados, como pinot noir e gamay, geralmente não são decantados porque seus aromas sutis podem se dissipar rapidamente.

O mesmo vale para os brancos picantes, como o riesling e sauvignon blanc: eles podem perder a sua borda refrescante.

Outros são limítrofes: brancos encorpados, como os Chardonnays oaky e alguns vinhos doces, podem beneficiar de decantação, dependendo do estilo que você gosta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário