sábado, 19 de outubro de 2013

A temperatura ideal para o vinho? tintos refrigerados, brancos mais quentes


Qual é a temperatura ideal para o vinho? Depende se o vinho é tinto, branco, espumante ou sobremesa. No entanto, todo o vinho é frequentemente servido na temperatura errada, com vinhos tintos muito quentes e vinhos brancos muito frio.

Muito frio e a complexidade e aromas de um vinho são entorpecidos, muito quente, tem um gosto alcoólico, flácido e adstringentes (que dá a sensação de boca seca).

O velho conselho sobre servir tintos em "temperatura ambiente" vem da época em que o "quarto" era o de um castelo medieval com temperatura a cerca de 18 graus Celsius, e não quentinho como hoje em dia, casas com aquecimento central, onde a temperatura média é de 23 graus Celsius.

Vinho tinto deve ser servido a cerca de 18 ° C, embora alguns tintos leves, tais como Pinot Noir, beaujolais e Barbera, bem como os tintos simples e de baixo custo, são melhor servidos mais frios, a 15 graus C.

Quanto mais complexo o vinho tinto, mais ele deve ser servido no final mais quente a essas condições p ajudam a espalhar seus aromas pelo ambiente.

Coloque a garrafa de tinto em temperatura ambiente na geladeira por cerca de 15 minutos para dar-lhe uma resfriada leve. Um balde de água gelada também funciona, já que a temperatura do vinho diminui cerca de 1 grau Celsius para cada dois ou três minutos que está submersa.

Vinho branco devem ser refrigerados até cerca de 10 graus C, deve-se sentir o vidro da garrafa frio, mas não gelado. 

Deixe o vinho branco fora da geladeira por cerca de 15 minutos antes de servir. Brancos mais complexos, especialmente aqueles com carvalho-envelhecimento, deve ser servido no final mais quentes, isso o ajudará a liberar seus aromas e sabores.

Servimos vinhos de sobremesa gelados porque diminui nossa percepção da sua doçura, tornando-os menos enjoativo, aumentando a percepção de seus frutos, frescor e acidez.

Os vinhos espumantes servidos muito quente se tornam chatos. Além disso, a abertura de uma garrafa de vinho espumante temperatura quente ou ambiente acabará espalhando espumante por todos os lugares.

Em caso de dúvida, verifique a etiqueta: muitas garrafas indicam a temperatura de serviço ideal.


Servindo vinho na temperatura certa

17-19 ° C >>>> encorpados, vinhos tintos complexos e de guarda 

15-17 ° C >>>> vinhos tintos de médio porte 

13-15 ° C >>>> vinhos tintos leves, sem passagem por barricas de carvalho e xerez 

12-13 ° C >>>> encorpado, vinhos brancos com passagem por barricas de carvalho 

8-10 ° C >>>> vinhos brancos de médio porte 

8-9 ° C >>>> vinhos brancos leves e sem passagem por barricas de carvalho, roses e vinho doce 

7-9 ° C >>>> Espumante 


Nenhum comentário:

Postar um comentário