quarta-feira, 14 de agosto de 2013

6 harmonizações clássicas e perfeitas com vinho




Aprenda a saborear uma combinação perfeita, junto com seis dos pares perfeitos mais clássicos do mundo.


  1. Pegue um pedaço de comida e mastigue.
  2. Beba vinho com a comida juntos em sua boca.
  3. Espere que a magia aconteça.

A "combinação perfeita" ocorre quando ambos os componentes dos alimentos e do vinho faz um sabor ainda melhor juntos em sua boca. Pares perfeitos são raros.


Harmonizações Clássicas perfeitas

Entradas

Champagne e Caviar
Caviar por si só é um oleoso peixe salgado com a textura do micro-boba. No entanto, quando você adicionar Champanhe, o caviar se transforma em um patê leve que reveste a boca. A acidez no Champagne ajuda a dissolver o cheiro de peixe.

Muscadet e Ostras
Se você seguir o Rio Loire para o mar, os vinhedos mais próximo do mar crescem Melon de Bourgogne, a uva de Muscadet. Muscadet é semelhante ao Chablis, é magra, picante e de minerais, mas com mais de salinidade. Um gole de Muscadet depois de cada ostra faz uma coisa realmente muito estranha, que faz com que a cremosa  ostras se torne menos "oceanica.".


Pratos Principais

Riesling e pato à l'Orange
O francês clássico pato à l'orange tem um molho amargo-doce que iria sobrecarregar vinho tinto. No entanto, com um Riesling a combinação é incrível. O vinho funciona como um multiplicador do molho. 

Cabernet e Filé com Pimenta Preta
Cabernet é um vinho rico e tânico com sutis aromas salgados de pimenta preta. Quando você coloca um bife apimentado com Cabernet, os aromas apimentados no vinho se apegam ao sabor do bife fazendo o sabor do vinho mais frutado. 


Sobremesa

Sauternes e Foie Gras
Rico e amanteigado foie gras harmonizado com um amarelo viscoso vinho doce brilhante. A mágica por trás desta harmonização perfeita se resume a carne, manteiga e xarope. É como comer panquecas de bacon, mas no jantar.

Porto Vintage e Stilton
Stilton é um queijo azul fedido e pegajoso e Porto Vintage é um vinho com todas as principais características: tânico, doce, álcoolico e com acidez. O que faz com que funcione? Quando você coloca os dois componentes juntos, de repente o porto não é tão exageradamente doce e o queijo não é mais um fedor-bomba. Em suma, eles se anulam mutuamente em sua boca. Tem gosto de cereja e creme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário