quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Sabragem


Primeiro, é preciso ter muito cuidado para abrir garrafa assim. Para fazer as borbulhas (perlage) no líquido, a garrafa tem quer pressão. Por isso, ela tem que estar muito gelada.

Depois que se certificar que ela está super gelada, você tem que ir para um lugar vazio e aberto. Certifique-se que não ninguém ou nada que ofereça risco para acidentes. Depois, tire a cápsula do gargalo da garrafa e por fim a gaiola da rolha.

Você vai perceber que a garrafa terá duas linhas no vidro, uma em cada ponta. Isto é o fio, a linha de solda do vidro. Quando você achar o fio, deslize o dedo para senti-lo. Após isso, você vai pegar o sabre (ou espada ou faca com lado sem fio, que não corta) e fazer o mesmo movimento com o sabre, sem tocar o gargalo. Isto será a preparação.

Agora começará o ritual para sabrar. Segure a base da garrafa com firmeza. Deslize levemente duas vezes o sabre da base da garrafa até o gargalo. Na terceira vez, bata na boca da garrafa com firmeza e velocidade. Pronto! Verá a rolha saltar longe junto com a boca do gargalo. O espumante está pronto para ser servido! 

Tome muito cuidado para não encostar os dedos  na área onde a rolha saiu. É vidro, logo ele corta e pode trazer problemas. Se você não se sente seguro, não faça, ou faça com alguém que já fez a sabragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário