sábado, 13 de abril de 2013

Vitis Vinífera x Vitis Lambrusca


Muita gente não sabe que os vinhos finos são feitos de uvas chamadas viníferas. Sim, há tipos de uva, e há aquelas que a gente encontra mais comumente, que a chamamos de uva de mesa. A uva Niagara e a uva Isabel são exemplos das chamadas vitis lambrusca nome científico da uva de mesa. São essas que a gente compra na feira e no supermercado para comer. Mas não são destas uvas que nascem os vinhos finos. Eles são elaborados a partir do mosto das vitis vinfera, as uvas para vinho. Entenda a diferença entre elas:


Vitis Lambrusca / Uva de mesa
As uvas de mesa são cultivadas de forma a torná-las mais atraente fisicamente. Eles são maiores, sem sementes, com polpa espessa e pele mais fina para dar-lhes aquele ‘pop’ ideal quando você morde o bago. Uvas de mesa tem menos acidez e também menos açúcar do que uma uva feita para fazer vinho.

Vitis Vinifera / Uva de Vinho
Uvas de vinho são cultivadas para produzir uvas mais doces e mais potentes. Eles são menores, cheias de sementes, com pele mais espessa e maior teor de suco. Uvas para vinho são delicadas e difíceis de transportar. Quando você come uma vitis vinfera , ficará com o gosto das sementes crocantes amargas e a pele de uva mastigável. Quanto maior o nível de açúcar, teremos mais quebra da molécula de glicose, que produzirá álcool. A uvas da Vitis Vinfera são bem miúdas, com pouca polpa e muita casca, ultra doces  e os taninos (aquela sensação de amarrar a boca, vem do tanino) da casca são super fortes e grudam na boca. Com certeza você não conseguirá comer um cacho de uma vitis vinfera na beira da piscina.


Um comentário:

  1. Olá!

    O certo não é Labrusca? Pois Lambrusca (Lambrusco)é o nome de um vinho frisante feito da uva do mesmo nome.

    ResponderExcluir