terça-feira, 30 de abril de 2013

10 dicas sobre vinhos para iniciantes


1 - Evite comprar vinhos em supermercados. Estes lugares geralmente têm estoques antigos, para não mencionar a luz direta sobre os vinhos mais renomados e que estão sempre em pé. Armazenar uma garrafa de vinho em pé é algo quase sempre inaceitável.

2 - Estude atentamente o rótulo. Se for amarelada ou envelhecido, evite. Escolha blends (vinhos feitos a partir de mais de uma variedade / uva) ou varietais (vinho feito principalmente a partir de um único tipo de uva). Se você é um novato, evitar reservas e aqueles envelhecidos em carvalho.

3 - Evite vinhos tintos de cor de amêndoa. No caso dos brancos, evitar aqueles que são marrom dourado. Eles certamente estão oxidados (gosto de vinagre).

4 - Você sabe por que garrafas de vinho deve ser mantido deitados? Eles são armazenados deitados para que o vinho se mantenha em contato com a rolha, para que esta não seque e quebre, fazendo com que surjam algumas "ranhuras" e permita a entrada de ar. Fazendo assim com que o ar oxide o vinho, produzindo um "vinagre" gosto. Lembre-se que o vinho é uma bebida viva.

5 - Os vinhos rosés são fáceis de beber e devem ser consumidos jovem. Eles tendem ao longo do tempo para criar C2O borras (enxofre), na parte inferior, o que pode dar uma dor de cabeça de pessoas sensíveis. 

6 - vinhos caros nem sempre são sinônimo de bons vinhos. 

7 - Existem excelentes vinhos brasileiros! 

8 - O vinho deve ser degustado à temperatura ambiente? SIM! Mas o que não é sempre mencionado é que é a temperatura ambiente na Europa. Sabor suave vinhos tintos em torno de 15oC, os tintos encorpados em 18oC. Vinhos brancos leves deve ser servido a 7 ° C e os brancos encorpados em 11oC, assim, eles não perdem aromas nem gostos.

9 - Uma coisa muito importante: Se o vinho mostra cristais sólidos (semelhante ao mel) e borras no fundo (uma substância escura do que o líquido), isso não significa que ele é oxidado, mas ele precisa ser decantado.

10 - O par vinho com cigarros? Depende. Alguns amantes do vinho abominam tabagismo (cigarro, tubos) enquanto bebe uma taça de vinho. Mas isso não significa que você precisa seguir isto rigorosamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário