quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

a harmonização perfeita entre vinhos e chocolate


Chocolates recheados de açúcar
Doces à base de chocolate, de sabor intenso, textura acentuada, bastante cremosidade e açúcar: brownie, torta de chocolate amargo, torta de chocolate com café, chocolate amargo ou meio amargo em barra, brigadeiro, trufas e similares.

Para harmonizar: vinho do Porto Vintage ou LBV
O vinho indicado não pode ser levinho, mas tem que ser intenso, com boa acidez e doçura suficiente para suportar a estrutura e equilibrar os sabores, como é o caso do Porto Vintage e do Late Botled Vintage (LBV). O Ruby e o Tawnie não possuem corpo para suportar a harmonização e se tornariam amargos e ácidos, já o Late Harvest desapareceria e se tornaria insípido diante da textura e do sabor intenso dos doces.



Chocolates de outras bases
Doces com outras bases, aromatizados ou temperados com chocolate como as mousses, marshmallow, bombom recheado de sabores diversos, doce com calda de chocolate, doce a base de chocolate branco ou ao leite.

Para harmonizar: Late Harvest e vinhos no estilo Sauternes
Para doces com outras bases, aromatizados com chocolate, ou levíssimas mousses, mesmo sendo de chocolate, os vinhos devem ser mais leves, mais delicados e perfumados, como é o caso dos Late Harvest,em geral, dos Sauternes AOC, e dos Tokaji de 3 ou 4 puttonyos. A justificativa é que o peso e a intensidade dos vinhos devem ser semelhantes à dos doces, senão não haverá equilíbrio.


Fonte: http://www.sommelierwine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário