quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vinho tinto ajuda mulheres manterem forma física


Um grupo de pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, em Boston, descobriu que mulheres que bebem vinho tinto são menos propensas a ganhar peso quando envelhecem.

A pesquisa, publicada noArchives of Internal Medicine,acompanhou a rotina de 19 mil mulheres por 13 anos. Todas elas começaram o estudo aos 39 anos ou mais, tendo peso normal, e ao longo dos anos foram reportando a quantidade de álcool ingerida - todas elas tiveram ganho de pesodurante o período da pesquisa.

Os cientistas analisaram o consumo de quatro tipos de bebidas diferentes: cerveja, destilados, vinho branco e vinho tinto. Aquelas que não consumiram álcool foram as que ganharam mais peso. Já as que consumiram menos de 40 gramas de álcool por dia apresentaram menos chance de ganhar peso. Entre as bebidas analisadas, aquela que se mostrou menos nociva ao organismo no quesito ganho de peso foi o vinho tinto, seguido pelo branco.

O grupo acredita que isso aconteça porque o vinho causa uma sensação de satisfação parcial, o que fez com que as mulheres, depois de beber o vinho, comessem menos, ou alimentos menos calóricos. Mas eles alertam que isso não pode se tornar uma desculpa para o alto consumo, já que o efeito vem da ingestão de baixas quantidades de álcool.

A descoberta também foi testada com homens, porém, por uma diferença no sistema metabólico, não apresentou o mesmo resultado.


Fonte: http://revistaadega.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário