quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como as características básicas do vinho o ajudarão a encontrar o seu favorito


Saiba as características básicas do vinho para desenvolver o seu paladar e encontrar o seu favoritos. Ao compreender as cinco características abaixo, você terá uma melhor chance de encontrar o que você gosta. Na história recente, tem crescido o foco em análise e classificação dos vinhos. A melhor maneira de aprender sobre o seu gosto é classificar vinhos por seus traços fundamentais e, em seguida, escolher o que você mais gosta.

Para entender as características básicas do vinho é importante para aprender a degustar vinhos. Aprender a identificar características do vinho ajuda a identificar o que você gosta de um vinho.


1 - Doçura: "Nível de Secura"

Nossa percepção humana de doce começa na ponta da nossa língua. Muitas vezes, a primeira impressão de um vinho é o seu nível de doçura. Para sabor doce, concentrar sua atenção sobre as papilas gustativas na ponta da língua. Se as papilas gustativas da ponta da sua língua estiverem formigando?-Um indicador de doçura. Acredite ou não, muitos vinhos secos podem ter um toque de doçura para transportar uma maior impressão de Corpo. Se você encontrar um vinho que você gosta tem açúcar residual, você pode desfrutar de uma sugestão (ou muito!) De doçura em seu vinho.

Como Provar-lo em vinho

Sensação de formigamento na ponta da língua.
Sensação oleosa ligeira no meio da sua língua que perdura.
O vinho tem uma maior viscosidade; lágrimas de vinho no lado do vidro lentamente. (também um indicador da alta ABV)
Vinhos tintos secos, como cabernet sauvignon, muitas vezes têm até 0,9 g / L de açúcar residual (comum com vinhos baratos).
Um vinhoseco muitas vezes pode ser confundido com um vinho com alto teor de tanino.


2 - Acidez: seu envolvimento cabeça em torno dela

Acidez em comida e bebida é ácida e picante. Acidez na degustação é muitas vezes confundida com o gosto do álcool mais elevado. É comum para os vinhos de safras cultivadas na geada ter maior acidez. Se você preferir um vinho que é mais rico e redondo, você gosta de um pouco menos acidez.

Características da acidez
Sensação de formigamento que se concentra na parte da frente e os lados de sua língua. 
Se você esfregar sua língua no céu da boca, sentirá ela áspera.
Sua boca se sente molhada, como você tivesse mordido uma maçã.


3 - Tanino: a característica não entendida do vinho

Tanino é muitas vezes confundida com nível de secura, porque o tanino seca sua boca. Quais são os taninos do vinho? Tanino no vinho é a presença de compostos fenólicos adicionam "amargor" ao vinho. Fenólicos encontram-se nas peles e sementes de uvas e também pode ser adicionado a um vinho com o uso de envelhecimento em madeira (carvalho). Então qual é o gosto do tanino? Imagine colocar um saco de chá preto usado em sua língua. Um saquinho de chá molhado é tanino praticamente puro que é amargo e tem uma sensação de secura. Tanino tem gosto herbáceo e é frequentemente descrito como adstringente. Apesar de todas essas descrições soarem muito negativa, tanino acrescenta equilíbrio, complexidade, estrutura e faz um vinho durar mais tempo.

Como é um vinho Tânico?

Gosto amargo na parte da frente dentro de sua boca e ao longo do lado de sua língua.
Tanino faz sua língua secar.
Depois de engolir você sente uma sensação persistente amargo / seco em sua boca.
Tanino muitas vezes pode ser confundidos com o termo "seco", porque ele seca a boca.


4 - Fruta: Identificar diferentes sabores

Os vinhos são frequentemente caracterizadas por seus principais sabores de frutas. Gosto de sabores de frutas em um vinho pode ajudar a definir melhor suas preferências. Por exemplo, os vinhos que têm notas de morango levam a um conjunto muito diferente de varietais do que os vinhos com gosto de amoras. Além disso, o nível de aroma frutado que você prova em um vinho conduz a diferentes regiões de cultivo.

Degustação de um vinho frutado

Vinho tinto: frutas vermelhas, como framboesa ou frutas escura, como amora?
Vinho Branco: Limão e cal ou pêssego e amarelo Apple?
Você pode citar três frutas diferentes com facilidade?
Você acha que é difícil escolher um sabor só fruta?
Será que um vinho de dar-lhe impressões mais fortes de outros sabores, como grama, pimentão, pimenta do reino, azeite ou carne?


5 - Corpo: do leve ao encorpado

Você está com espírito para um vinho leve, médio ou encorpado? Corpo é o resultado de muitos fatores - da variedade, de onde vem, colheita, nível de álcool e como ele é feito. Corpo é uma fotografia da impressão geral de um vinho. Você pode melhorar a sua habilidade de prestar atenção de onde e quando ele está presente.

Álcool por volume acrescenta corpo. O vinho terá uma viscosidade mais elevada que pode ser facilmente visto num "cordão" do lado do vidro. Um vinho de álcool elevado normalmente tem gosto mais completo que um vinho de corpo leve.

Degustando corpo dos vinhos

Como comparar com outros vinhos que você provou? Mais leve? Maior?
Quanto tempo demora o último gosto em sua boca depois que você engoliu? 5 segundos? 40 segundo?
O vinho é encorpado, mas depois cai no final?


Fonte: http://winefolly.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário