sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

10 benefícios à saúde decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas


1. O consumo de vinho tinto reduz o risco de câncer de pulmão
Homens que bebem 2 taças de vinho por dia tem menor chance de desenvolver a doença. Para cada taça de vinho tinto consumida por mês, o risco diminui em 2%. A pesquisa foi feita com 84.000 homens de 45 a 69 anos, entre 2000 e 2003, na Califórnia. 

2. O álcool pode aumentar o nível do bom colesterol
Pesquisa publicada no British Medical Journal sugere que o consumo de uma dose de bebida alcoólica ao dia pode aumentar os níveis do bom colesterol no sangue, substância essencial no combate às doenças cardíacas. Segundo os pesquisadores canadenses, entre 14 e 25% dos consumidores regulares de álcool tem menor propensão a problemas no coração.

3. Consumo moderado de álcool ajuda na recuperação do coração
Duas doses diárias de bebidas alcoólicas durante um longo período, deram aos doentes do coração, 42% a mais de sobrevida quando comparados aos não bebedores. A pesquisa americana acompanhou 1.818 homens durante 20 anos (1986/2006) para obter estes resultados.

4.Duas taças diárias de vinho melhoram a "qualidade de vida"
Uma pesquisa da Boston University School of Medicine conclui que o consumo moderado de bebidas alcoólicas melhora a qualidade de vida de pessoas de meia-idade. Nesse caso, entende-se qualidade de vida como um conjunto de fatores (destreza, mobilidade, cognição e emoção). O estudo canadense acompanhou (e ainda acompanha) 5.404 homens na faixa dos 50 anos.

5. O álcool pode reduzir o risco de artrite
Beber mais de 3 doses semanais de bebida alcoólica durante pelo menos 10 anos, reduz à metade o risco de artrite reumática. O estudo com mais de 34.000 suecas descobriu que aquelas que consumiram tal dose de álcool, tiveram um índice 52% menor da doença do que aquelas que nunca beberam.

6. Beber álcool pode torná-lo mais esperto
Pessoas que consomem pelo menos uma dose semanal de bebida alcoólica por semana, tem as funções cognitivas mais desenvolvidas que os abstêmios. A pesquisa inglesa acompanhou mais de 6.000 servidores públicos. Pesquisas recentes sugerem que este resultado é decorrência do aumento do fluxo sanguíneo no cérebro durante o consumo de bebidas alcoólicas.

7. O álcool pode ajudar no tratamento de ferimentos na cabeça
Uma dose de álcool pode ser um bom remédio para quem sofreu traumas na cabeça. Segundo os médicos americanos, o álcool na corrente sanguínea retarda a resposta inflamatória do organismo à lesão. Ressaltam porém, que o álcool é o responsável por muitos destes traumas, causados frequentemente por acidentes decorrentes da embriaguez.

8. O consumo moderado de álcool pode ser benéfico para seus ossos
Como complemento de um modo de vida saudável para as mulheres, o consumo moderado de álcool pode ajudar no combate a osteoporose. Pesquisadores do Oregon concluíram que as mulheres na menopausa que consomem pelo menos 1 dose de bebida alcoólica, várias vezes por semana, estão mais protegidas da doença do que aquelas que não consomem álcool.

9. Perca peso com uma taça de vinho por dia
Um estudo publicado pela Purdue University diz que eles encontraram no vinho tinto (em uvas, blueberries e no maracujá, também...) um composto chamado piceatanol, capaz de bloquear o desenvolvimento de células de gordura no corpo, contribuindo também com o resveratrol, na proteção contra doenças do coração e neurodegenerativas.

10. O álcool funciona como antídoto contra alguns venenos
Médicos australianos salvaram a vida de um turista italiano, que ingeriu etileno glicol (usado em anticongelantes), com um "soro" a base de vodka, já que estavam sem álcool medicinal, normalmente usado nestes casos. Foram necessários 36 horas de tratamento (equivalente a 3 doses de álcool por hora) para recuperar totalmente o paciente.


Fontehttp://www.vinhosemaisvinhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário