domingo, 2 de setembro de 2012

Syrah na Austrália



Na França ela é chamada de Syrah, já na Austrália ela ganhou a grafia “Shiraz” . Enfim, Shiraz ou Syrah essa uva é uma verdadeira preciosidade e vem produzindo vinhos renomados nas terras australianas. Sua história ainda não esta bem definida, muitos dizem que a uva deve origem na antiga Pérsia (atualmente Irã) e de lá foi levada para a França e cultivada naquele país. Já outros afirmam que a uva é tipicamente francesa do Vale do Rhône. Mas o que sabemos por meio de estudos é que essa uva é uma fusão da tinta Dureza e da branca Modeuse Blanche.

Segundo dados publicados recentemente pela Revista Adega, durante o século XIX e início do XX, os vinhos de Hermitage (DOC  - Denominação de Origem do Rhône), cujo nome vem do eremita,  o qual foi possivelmente uma homenagem  ao cruzado  da lenda da origem da uva a partir da Syrah, especula-se que na época eram os únicos que conseguiam concorrer com os já poderosos bordoleses.

Mas diferente do que se possa pensar, ou imaginar, não foi na França que ela ganhou glória e fama, e sim, na Austrália, um país do novo mundo que soube surpreender o mercado de vinhos mundial, produzindo excelentes rótulos a partir dessa varietal. O país que até a década de 70 produzia apenas vinhos  fortificados e nem era notado  muito fora do seu habitat, ganhou destaque mundial  com a Shiraz. Foi mais precisamente na década de 80 que o país começou a surpreender o mundo com seus vinhos Syrah que mais tarde acabou se tornando símbolo do vinho australiano.

Um dos fatores que influenciaram para esse sucesso é de a Austrália possuir um clima quente, mas ao mesmo tempo fresco em algumas partes do país, acabou sendo um grande aliado, já que a essa varietal não costuma se dar muito bem com climas extremos. A Shiraz tem produção no estado da Victória que conta com esse clima ameno em determinadas partes do seu mapa, seu cultivo esta praticamente concentrado na região de Murray River Valey, localizada ao sul do estado.

O Shiraz produzido na Austrália é geralmente um vinho encorpado, cheio de personalidade e muito frutado.


Fonte: http://vinplaisir.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário