domingo, 19 de agosto de 2012

San Jose de Apalta Single Vineyard Pinot Noir – 2010



PRODUTOR: San Jose de Apalta

PAÍS: Chile

REGIÃO: Vale do Rapel

SAFRA: 2010

UVA: Pinot Noir

VINHEDOS: Apalta faz parte do Vale do Colchagua, sub-região do Vale de Rapel a cerca  de 160km a sudoeste de Santiago. Esta região do Chile é propícia ao cultivo de quaisquer tipos de uvas, pois o clima é bem diversificado nos trazendo belíssimos vinhos.

VINIFICALÇÃO: As uvas amadurecidas são cuidadosamente colhidas da vinha e os grãos separados imediatamente para evitar oxidação indesejada. Depois, são despejadas em tanques de aço inoxidável para fermentação que evolui à uma temperatura controlada de 24-30°C até que o nível de densidade indique a fermentação total de açúcar.

MATURAÇÃO: 70% do vinho é envelhecido em barris de carvalho francês onde ocorre a fermentação malolática e 30% em tanques de aço inoxidável para manter o sabor frutado. Pelo período de 12 meses, o vinho passa pelo processo de maturação e posteriormente engarrafado no escuro.

TEMPERATURA DE SERVIÇO:  18-20°C

TEOR ALCOÓLICO: 12,5%

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO:

EXAME VISUAL: Vernelho-rubi com reflexos violáceos, transparente.

EXAME OLFATIVO: Aromas complexos de frutas vermelhas, onde destacam-se as amoras e frutas secas onde destacam-se os aromas de geléia de morango. Bastante fino, intenso e persistente.

EXAME GUSTATIVO: Equilibrado njo álcool, macio, bom corpo, equilibrado nos taninos. Harmônico, nos aromas de boca é bastante fino, intenso e final de boca persistente.

Nota para este vinho: 87

HARMONIZAÇÃO: Boa combinação para massas e carnes brancas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário