domingo, 1 de julho de 2012

Passos para criar uma confraria de vinhos



  1. O primeiro passo é reunir amigos com quem se tenha afinidade e que em comum tenham o apreço pelo vinho.
  2. Não podemos deixar de lado a criação de um nome para a confraria, que deve expressar o espírito do grupo. O ideal é fazer uma votação.
  3. É importante criar critérios para que não se perca o controle do grupo, por exemplo: tema dos próximos 3 meses, onde será a reunião, qual dia da semana, etc.
  4. Quanto ao critério, o ideal é que o grupo não seja menor que 6 e nem maior que 12 membros. Explico: se houver poucos participantes, a reunião perde conteúdo e sobra muito vinho. Se houver gente demais, há o risco de dispersão e uma garrafa fica insuficiente para todos.
  5. Evite improviso. Se cada um levar o que quiser, não vai funcionar. Alguém pode ficar decepcionado por trazer um vinho muito simples, ou se gabar de ter oferecido o mais caro, para isso é importante ter em mente um valor médio por garrafa.
  6. Os confrades devem estabelecer temas prévios, encarregar alguém da compra de todos os vinhos e apresentar a nota de compra, para que o valor seja devidamente rateado.
  7. Padronizem uma ficha de degustação que contenham espaços para: nome do produtor, safra, tipo de uva, proporção de cada uva (se houver mais de uma, deve ter região, país e sub-região). Não se esqueça de deixar um campo para observações pessoais.
  8. Use copos padronizados, o ideal é que cada confrade tenha sua própria maleta com número suficiente de copos.
  9. Documente os vinhos, sempre registre uma foto geral das garrafas, se possível crie um blog para que todos possam conferir as notas e os comentários.
  10. Procure fazer a degustação às cegas, envolvendo a garrafa em papel alumínio, para que o rótulo não influencie a escolha.
  11. Em cada edição da confraria deve haver um responsável que irá fazer uma breve apresentação do tema. Esta iniciativa estimula o estudo e ajuda a fixar o conhecimento.
  12. Não esqueça que sempre deve haver água para todos, e algo para comer. Evite, antes da degustação, comidas fortes, canapés picantes ou café.


Fonte: http://www.sommelierwine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário