domingo, 1 de julho de 2012

5 livros para se tornar um bom conhecedor de vinhos




1) Dicionário do Vinho, o ABC de Baco

Um verdadeiro dicionário com termos do mundo do vinho. São 572 páginas com mais de 17.000 termos listados e definidos com exatidão. Compilado pelos jornalistas Rogério Campos e Maurício Tagliari, que além de enófilo e colunista é também produtor musical. Obrigatório para qualquer apreciador e estudioso de vinhos.
Editora Nacional.





2) Larousse de Vinho

Um clássico da enciclopédia gastronômica da bebida. Atualizado e adaptado do original francês para o público brasileiro, este livro apresenta os princípios da vinificação, tipos de uva e noções de degustação. Boa parte da obra também é dedicada aos principais países e produtores. Além de todas as informações sobre os tradicionais do Velho Mundo, traz informações sobre os produtos do Novo Mundo.
Indicado para quem está começando e quer se aprofundar no assunto.
Editora Larousse do Brasil.






3) Atlas mundial do vinho

Hugh Johnson e Jancis Robinson fazem deste livro o resultado de uma análise das particularidades geográficas, climáticas e agrícolas dos lugares onde cada vinho é produzido. Além dos produtores tradicionais da bebida, como França e Itália, o Atlas Mundial do Vinho também aborda países como a Grécia, Canadá e até mesmo o Brasil. Ilustrado com mapas e fotos de altíssima qualidade.
Editora Nova Fronteira.






4) Os segredos do Vinho – Para Iniciantes e Iniciados

O especialista José Osvaldo do Amarante compartilha com os leitores informações sobre os vinhos, adquirida em trinta anos de experiência na área. É considerado um dos mais completos livros sobre a bebida já editados no Brasil. Ensina os princípios básicos para comprar, armazenar e degustar os vinhos. Traz também dicas de harmonização, explica a preparação dos mais variados tipos de vinhos e outras informações interessantíssimas sobre o tema.
Mescla Editorial.





5) Guia de Tintos & Brancos

Depois de mais de 25 anos de pesquisa nos principais centros vitivinícolas do mundo, Saul Galvão divide com o leitor o resultado deste estudo em forma de um guia atualizado com informações sobre a produção de vinhos, principalmente no continente sul-americano. Traz uma boa lista de vinhos de vários países que estão no mercado.
Editora Conex.






Fonte: http://www.sommelierwine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário