domingo, 20 de maio de 2012

O Prazer Mediterrâneo



O consumo de uma taça de vinho tinto por dia é uma ótima opção, pois a bebida contém elementos antioxidantes e que combatem os radicais livres.

A gastronomia Mediterrânea tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Tendo como base azeite extra virgem, vinho tinto ou branco, peixes e marisco, pão, vegetais e queijos magros essa culinária torna-se cada vez mais uma opção nos cardápios de muitos restaurantes e também de muitas mesas. “A dieta mediterrânea tem como princípio o uso de produtos locais como vegetais, legumes, grãos, azeitonas e azeite de oliva, além de produtos feitos com farinha integral, pescados e queijos magros”, comenta a atual presidente da Associação Brasileira de Gastronomia e Nutrição (SBGAN) e também membro consultivo da Associação Paulista de Nutrição (APAN), Maria Lucia Tafuri Garcia. E tudo, claro, acompanhado de uma taça de um bom vinho, que pode ser tinto ou branco ou mesmo um espumante.


Características

O consumo habitual de vinho está muito presente em diversos países banhados pelo Mediterrâneo, com exceção dos de religião islâmica, onde é proibido o consumo de bebidas alcoólicas. O destaque fica para a Grécia, onde a fabricação artesanal e caseira de vinho é grande e constante. “Hoje, países como Espanha e Itália estão entre os maiores produtores mundiais de vinho, além de também serem grandes consumidores per capita, perdendo apenas para a França, onde o “Paradoxo Francês”, é motivo de diversas pesquisas científicas para avaliação do baixo índice de morte por cardiovasculopatias, apesar dos altos índices de colesterol plasmático”, revela a nutricionista especializada em gastronomia e também diretora da empresa Gastronomia Nutritiva, Andréa Esquivel. A dieta mediterrânea é indicada por médicos e nutricionistas para dietas de perda de peso e também para baixar o colesterol, além do fato de muitos acreditarem que ela também retarda o envelhecimento.


Fonte: Expandblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário