domingo, 6 de maio de 2012

Como montar a adega ideal


A adega, a umidade e a temperatura



Um dos cuidados mais básicos é com a rolha de cortiça. O papel da cortiça é selar a garrafa, funcionando como um vedante por suas qualidades de flexibilidade e impermeabilidade. Entretanto para manter sua elasticidade, a umidade relativa do ar deve ser de no mínimo 65%.

O que fatalmente pode acontecer, caso a temperatura e umidade não estiverem corretas, é a cortiça perder umidade e encolher permitindo a entrada de oxigênio, e consequentemente, vazamento do vinho e o contato com bactérias que existem no ar. Isso não estraga o vinho imediatamente, mas é uma transformação lenta e silenciosa que, ao invés de um bom vinho, nos dá um excelente vinagre. Por este motivo as garrafas têm sido tradicionalmente deitadas, mas isso não resolve o problema, pois se a umidade for baixa e a temperatura alta, deitar a garrafa só irá facilitar o vazamento.


Adega Climatizada Móvel



Uma boa opção para quem não tem muitas garrafas, mas já adquiriu o suficiente para ter de armazená-las organizadamente, é a adega climatizada móvel, disponível em vários formatos e tamanhos. Pode ser de 16, 24, 48, 60, 100 ou até 200 garrafas. O móvel é bonito, fica muito bem numa sala ou escritório, mas todo cuidado é pouco na hora de adquirir uma dessas peças. Prefira marcas estabelecidas no mercado, que ofereçam manutenção e tenham um bom manual explicativo em português.


Vinhos organizados



A adega ideal tem que ser relativamente espaçosa, limpa, escura (com luz indireta) e fria. Ao realizar uma degustação, nunca deixe copos sujos com resto de vinho, pois é um foco de contaminação. Mantenha um caderno com os vinhos registrados por tipo, país, região, uva, safra e preço de compra. Procure anotar as impressões da degustação para consulta futura, e se não for pedir demais, anote o local onde a garrafa foi adquirida. Este registro fornece precioso histórico de seus vinhos. Se suas garrafas ultrapassam as 200 unidades, está na hora de contratar um profissional, pois o jogo se transformou em jogo de adultos.

Para ajudar a organizar as informações sobre os vinhos, existem aplicativos para iPhone como o Wine Notes e a rede social Winetag.



Fonte: www.sommelierwine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário