domingo, 8 de abril de 2012

Como tirar mancha de vinho



1)    Primeiramente, para evitar que a mancha se espalhe pelas outras camadas do tecido (em uma camiseta, calça ou blusa, por exemplo), coloque um papel toalha ou uma flanela entre a parte afetada e o meio da roupa, caso contrário uma mancha de vinho no peito da camiseta poderá afetar também as costas da mesma quando tira-la do corpo.

2)    Caso tenha vinho branco a mãos, e mais nada, use-o na mancha de vinho tinto, ele irá fazer com que a impregnação do vinho nas fibras do tecido afetado seja menor. Mas atenção, tal manobra deve ser realizada com a mancha de vinho tinto ainda molhada. Na maioria das vezes funciona como mágica.

3)    Caso não possua vinho branco ao alcance, cubra a mancha com sal de cozinha, ela irá absorver parte da coloração do vinho facilitando a remoção da mancha no momento da lavagem.

4)    Caso não seja possível realizar as duas primeiras etapas, ou apenas a primeira, esfregue uma toalha de papel sobre a mancha. Tal procedimento pode ser feito ainda com o sal da etapa número 2. Só tome o cuidado de não espalhar ainda mais o vinho tinto sobre a roupa.

5)    Junte uma xícara de chá de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) à uma colher de chá de sabão em pó em uma vasilha pequena e misture bem. Após isso, molhe uma esponja média na solução resultante apertando-a bastante em seguida, de modo a retirar todo excesso de líquido deixando-a apenas úmida. Feito isso, esfregue delicadamente a esponja sobre o local afetado pela mancha de vinho tinto.

6)    Lave a roupa conforme as especificações do fabricante.

7)    Caso não haja contra indicação expressa na etiqueta da roupa, a lavagem deverá ser feita utilizando água morna. Comece lavando a roupa à mão, com detergente neutro, no local afetado pela mancha. Depois, caso queira, termine lavando a roupa na máquina de lavar.

Fonte: Blog Vivendo a Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário