domingo, 29 de janeiro de 2012

A Muscat


A Muscat (o nome completo é Muscat Blanc à Petits Grains), foi provavelmente uma das primeiras variedades de uva a ser identificadas e cultivadas, provavelmente na Grécia. Os romanos trouxeram as primeiras videiras para o sul da França antes de 1300, onde prosperaram e ganharam fama e nome na aldeia de Frontignan Languedoc e Roussillon, dominando a região até o século XIX. 

Pode ser a variedade mais antiga conhecida, pois é a primeira casta documentada na Alsácia, na França, Piemonte da Itália, e já no ano de 1100, na Alemanha. 

Das mais de vinte variedades distintas identificadas da uva Muscat, a mais desejável para o vinho, devido à sua intensidade aromática é a Muscat Blanc, (é a única variedade autorizada para fazer Beaumes de Venise, o vinho de sobremesa fortificado do Rhône), conhecida como Muscat de Frontignan na França e Moscato Canelli na Itália. 

Os aromas da Muscat são marcados por notas frutadas: de uvas braqncas frescas, cítricos e pêssego; florais de pétalas de rosas e jacinto e de especiarias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário