sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Queijos e Vinhos


É quase uma tradição degustar queijos com vinhos, principalmente na Europa que há séculos faz essa junção que até nos dias de hoje é tão apreciada. Uma das principais regras da harmonização não somente de queijos, mas de outros alimentos é respeitar suas preferencias pessoais.
Escolha vinho e queijos da mesma região que você tenha preferencia. Todos tem a mesma ideia que os tintos combinam melhor com os queijos, mas na pratica nem sempre é assim. Aqui vão algumas dicas.
Queijo Mussarela.
Vamos começar pelos queijos mais leves como a Mussarela, queijos brancos, de cabras e os que não são curados. Prefira um bom Sauvignon Blanc.
Queijo Camembert.
Outra possível harmonização é com os queijos Brie e Camembert Sauvignon, que foram maturados e aceitam os bons tintos desde que não sejam muito encorpados.
Queijo Roquefort.
Agora uma combinação mais inusitada, que são os queijos azuis com alguns vinhos doces. Queijos Gongonzola e Roquefort são uma ótima harmonização com vinhos doces mais encorpados, com aromas mais intensos. Para harmonizar, podemos sugerir os Sauternes ou se quiser ousar, um branco australiano da uva Semillon.
Para harmonizar queijos portugueses, considerado como um dos melhores do mundo, a dica é apreciar um bom Vinho do Porto.
Fonte: ExpandBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário