sábado, 13 de agosto de 2011

Harmonizações Especiais


Alguns alimentos considerados até mesmo inimigos do vinho pedem uma atenção especial. O assunto é controverso, afinal o que manda mesmo é o gosto pessoal. Contudo, existem algumas sugestões que podem ser muito úteis para nós.

Alcachofra

Use vinhos com acidez elevada. Use vinhos com baixo teor de álcool. Use vinhos leves, nunca um grande vinho e inclua algo ácido (tomates) no prato.

Chocolate

Chocolate ao leite: vinhos tintos jovens, que não passaram por envelhecimento em barril de carvalho. Os Demi-sec são as melhores pedidas. São recomendadas qualidades como Malbec e Tannat.

Chocolate amargo: vinhos licorosos doces.

Chocolate Branco: vinho branco frisante demi-sec.

Chocolate Branco com castanhas, nozes e passas de uva: espumante moscatel.

Feijoada

Vinhos tintos de bom tanino e com leve pegada ácida podem acompanhar bem este denso e delicioso prato.

A gordura presente na feijoada tende a amansar o tanino do vinho e a leve pegada ácida dá um toque de frescor à bebida. Experimente combinar a feijoada com merlot, tempranillo e shiraz.

Ostras

Os vinhos brancos são os indicados, pois com o alto teor de iodo existente, escolher vinhos tintos com taninos seria como lamber uma barra de metal enferrujada. Pelo mesmo motivo de metalização dos polifenóis, evitam-se os brancos envelhecidos em carvalho. A discreta aromaticidade das ostras elimina brancos espalhafatosos, excessivamente frutados, florais ou minerais. Elegem-se então vinhos brancos de estrutura leve a meio encorpada, com aromas delicados, acidez agradável, mas não predominante e uma equilibrada maciez alcoólica e glicérica, suficiente para amortecer o “assalto” salino das ostras. Experimente combinar ostras com vinhos branco chardonnay, sauvignons blancs e espumantes.

Condimentos

Pratos da cozinha chinesa vão bem com brancos aromáticos, como os Rieslings alemães ou os Gewürztraminers da Alsácia, enquanto a cozinha mais condimentada do Oriente fica melhor se acompanhada por brancos secos e frescantes, como um Sauvignon Blanc ou um Pinot Grigio ou um Chablis.

Esses vinhos ajudam a refrescar o palato. Não é fácil harmonizar curry com vinho. Existem alguns bons parceiros brancos para o curry mais leve, mais perfumado, mas tome cuidado ao pedir um tinto: a maioria dos curries costuma engolir a fruta do vinho tinto, por isso os taninos se tornam dominantes.

Ovos

Evite vinhos com elevado teor de álcool. Use vinho na preparação do prato e use ingredientes que favoreçam o vinho na preparação dos ovos (ex. carne, bacon).

Fonte: Blog da Casa Pisani

Nenhum comentário:

Postar um comentário