quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cabernet Sauvignon - A Rainha das Uvas Tintas



Originaria de Bordeaux, na França, a Cabernet Sauvignon é um hibrido natural de ‘Cabernet Franc’ x ‘Sauvignon Blanc’, isto é, é um cruzamento espontâneo entre estas duas uvas.

Para muitos, a Cabernet Sauvignon é a uva tinta mais importante do mundo vinícola. Um dos grandes diferenciais desta uva é a sua grande facilidade em adaptar-se em diversas regiões do mundo, quer que seja no velho ou novo mundo, e produzindo vinho de alta qualidade.

No Brasil, deve sua expansão nos anos 70 e hoje é a cultivar tinta vinífera com maior área plantada. Além da Serra Gaúcha, sua versatilidade é comprovada em cultivos no nordeste brasileiro, serra catarinense, e pampa gaúcho, sempre gerando vinhos com a característica local sem perder sua identidade.
A uva tem como característica película tinta e sabor herbáceo.

O vinho elaborado com a cultivar Cabernet Sauvignon varietal possui bastante cor. Os principais descritores aromáticos são o pimentão e o cassis, e, além disso, revela um bom potencial de envelhecimento. Muitas vezes, tem passagem por barrica de carvalho, onde consegue uma ótima combinação e evolução do vinho em si.

Fonte: Produção de Uvas para Vinho, Suco e Mesa - Eduardo Giovannini

Nenhum comentário:

Postar um comentário